top of page

Como integrar um dispositivo IoT com a plataforma IOTA utilizando o protocolo HTTP/HTTPs

Introdução


Neste tutorial, vamos mostrar como integrar um dispositivo IoT com a plataforma IOTA utilizando o protocolo HTTP/HTTPS. A integração inclui a criação de um token para autenticação, configuração do dispositivo na plataforma IOTA, envio de dados via HTTPS e criação de um dashboard para visualização dos dados.




Criando Integração e Token para Autenticação


O primeiro passo será a crição de uma nova integração na plataforma. Vá para a seção de "Integrations" da plataforma, na tela carregada, selecione a opção "+" no canto superior direito para adicionar nova integração. Em seguida, no formulário de criação da nova integração, selecione a integração do tipo "HTTPs >> IOTA", defina també o "Name" e "Description" da integração e click em "Create".


Ao retornar a tela com a lista das suas integrações, selecione a integração recém criada. Em seguida, na tela de detalhes da integração, click em "Show API Key" para visualizar o token de autenticação da integração, anote-o, pois ele será usado para autenticar suas requisições HTTP.


Criando Dispositivo HTTPS


No próximo passo, iremos adicionar um novo dispositivo HTTPS a plataforma IOTA. Na seção de "Devices", clique no "+" no canto superior direito da tela para adicionar um novo dispositivo". Para adicionar um novo dispositivo HTTPS, selecione o connector “Custom HTTPS”.

Connector "Custom HTTPS"

Preencha as informações necessárias, como "Name" e "Description" do dispositivo, e em seguida clique no botão "Create" para cadastrar o novo dispositivo HTTPS.


Ao retornar a tela com a sua lista de dispositivos e selecione o dispositivo recém criado para carregar a tela de detalhes do dispositivo. Perceba que dentro do campo "Fields", existe o campo um campo chamado "device" com o ID do dispositivo, anote esse valor, pois ele será utilizado no envio de dados para a plataforma IOTA.


Enviando Dados para Plataforma IOTA


Nesta etapa, iremos simular o envio de informações de dados de um dispositivo IoT para a plataforma IOTA através do protocolo HTTPS. Para isso, iremos utilizar a ferramenta "curl" para testar o envio de requisições para API da IOTA. No Windows podemos utilizar o "curl" pelo próprio teminal "cmd".


No Linux você pode rodar os comando diretamente no terminal (bash).

Estrutura da Requisição HTTP:


Nós iremos utilizar uma requisição do tipo POST, para que seja possível o envio de informações dentra da requisição. O endereço utilizado para se comunicar com a API da IOTA será a URL "https://api.iota.vimacsolucoes.com.br/https/uplink_message". No cabeçalho da requisição iremos utilizar um header com o token de autorização que anotamos na etapa de criação da integração "3653380e-6211-4067-b083-2bd9d3a8cabf".


Não tente reutilizar as credenciais geradas necesse tutorial, pois elas já foram excluídas. Gere suas próprias credenciais para testar a integração.

Por fim, iremos definir o corpo da requisição com o ID de identificação do dispositivo anotado na etapa de criação do dispositivo HTTPS "c98e38ab-b4a9-4b04-9d3c-d134bc8ef3e8" e também os dados úteis com as informações dos sensores que desejamos enviar a plataforma, nesse caso "temp" e "hum". Requisição completa ficará da seguinte forma:

curl -X POST https://api.iota.vimacsolucoes.com.br/https/uplink_message   --header "Authorization: Bearer 3653380e-6211-4067-b083-2bd9d3a8cabf"     -d "{\"device\": \"c98e38ab-b4a9-4b04-9d3c-d134bc8ef3e8\",\"payload\": {\"temp\": 36.5, \"hum\": 50}}" --insecure
Utilize a opção --insecure caso tenha algum problema de certificado SSL/TLS durante os testes.

Abra o seu teminal "cmd" no Windows e execute o comando:

Ao executar o comando, você receberá a resposta "{\"result\": \"ok\"}", indicando que a requisição POST foi realizada com sucesso. Se você retonar ao detalhe do dispositivo na seção "Devices", irá verificar na aba "Live Data" que os dados dos sensores cheganram a plataforma IOTA.

Popular os dados com POST:


Envie a requisição POST mais algumas vezes alterando os valores dos campos "hum" e "temp" para popular os dados na plataforma para que seja possível constuir uma dashboard.


Criando Dashboard para Visualização dos Dados


Na última etapa, iremos construir uma dashboard para a visualização dos dados do dispositivo transmitidos através do protocolo HTTPS. Navegue até a seção "Dashboard" da plataforma IOTA. No canto superior direito, clique no "+" para criar uma nova dashboard. Será carregada um nova página para criação da nova dashboard. Novamente, clique no "+" no canto superior direito da janela de edição de dashboards para adicionar um novo "Widget". No formulário de adição de widgets, selecione o seu dispositivo HTTPs no menu dropdown "Select Device", selecione também o modo de visualização dos dados e a váriavél que você deseja apresentar utilizando os menus dropdown "Graph Type" e "Variable" respectivamente. Deixe as demais configurações no modo padrão e clique no botão "Create" para adicionar o novo widget.


Adicione mais widgets, personalise o layout e apararência da dashboard conforme a sua necessidade de visualização dos dados do dispositivo HTTPs. Em seguida, clique no botão "save" no canto superior da tela para salvar as configurações realizadas na dashboard. Conforme o exemplo da dashboard abaixo:


Conclusão


Neste tutorial, você aprendeu a integrar um dispositivo IoT com a plataforma IOTA utilizando o protocolo HTTP/HTTPS. Dessa forma, você poderá enviar dados dos seus dispositivos para a plataforma de forma segura, utilizando o protocolo HTTP/HTTPS. Possibilitando a construção de dashboards personalizados para monitorar e analisar os dados dos seus dispositivos em tempo real.

70 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page