top of page

Integração da Plataforma IOTA com endpoint externo HTTP/HTTPs

Atualizado: 18 de abr.

Introdução


Quando estamos utilizando a plataforma IOTA, podem existir alguns cenários onde necessitamos de uma integração com sistemas externos. Este tutorial oferece um guia de como configurar uma integração com um endpoint externo via HTTP/HTTPs. Através dessa integração, você poderá redirecionar os dados dos dispositivos de qualquer "Connector" disponível na IOTA (MQTT, HTTPS, LoRaWAN ATC, LoRaWAN TTN) para uma URL externa ou sistema proprietário através do protocolo HTTP/HTTPS. Possíbilitando o máximo aproveitamento de recursos e ferramentas externas do ecossistema de IoT.




Criando a Integração


No primeiro passo, iremos realizar o cadastro de um endpoint HTTP/HTTPs. Vá até a opção "Integrations" no menu lateral. Em seguida, clique na opção "+" no canto direito superior ou no botão "Create Integration" no centro da tela, caso ainda não possua nenhum integração cadastrada.


Em seguida, no formulário de cadastro de integrações, escolha a integração do tipo "IOTA >> Custom Endpoint".



Preencha as informações de "nome" e "descrição". O campo "Tag Name", será gerado automaticamente baseado no nome que você dará a integração. Guarde o nome da tag, pois ela será utilizada mais adianta indicar quais dispositivos terão os dados redirecionados para essa integração.


Neste exemplo, iremos utilizar o site https://webhook.site/ para simular um endpoint HTTPs. Vá até o site e copie a URL gerada, conforme o print abaixo:



De volta ao cadastro de integrações da plataforma IOTA, cole a URL gerada no webhook.site no campo "URL" do formulário.


Você também pode definir um "Additional headers" em formato JSON, para casos em que seja necessário passar algum parâmetro header customizada na requisição HTTPs, como por exemplo, um token de autenticação:

{"Authorization": "Bearer <auth-token>"} 

Caso não precise adicionar headers, preencha com:

{}


Por fim, clique em "Create" para cadastrar a integração.



Adicionando "Integration Tag" aos Dispositivos


Com a integração criada, agora precisamos definir quais dispositivos terão os dados redirecionados para a integração cadastrada. Esse apontamento será feito através do "Tag Name" da integração.



Para configurar a tag no dispositivo, vá até a tela de dispositivos, selecione o dispositivo e na tela de detalhes do dispositivo, clique no botão "Edit".



Na tela de edição do dispositivo, você verá que existe uma opção chamada "Integrations". Nessa opção, serão listas todas as suas integrações cadastradas por você. Selecione todas as integrações para as quais você deseja redirecionar os dados daquele dispositivo e clique em "Update".



De volta a tela de detalhes do dispositivo, você verá todas as tags de integrações vinculadas aquele dispositivo no campo "Integrations:"




Testando a Integração


Agora que configuramos a integração e os respectivos dispositivos que irão utilizá-la, já podemos realizar alguns testes para verificar o redirecionamento dos dados dos dispositivos. Para esse teste, iremos simular o envio de dados de um dispositivo via MQTT utilizando o software gratuito MQTT Explorer.


Primeiramente, vamos cadastrar uma nova conexão no MQTT Explorer, clique em "+" Connections para adicionar uma nova conexão:




Na plataforma IOTA, cadastre um novo dispositivo MQTT e vá até a aba MQTT na tela de detalhes do dispositivo e copie as credencias e parâmetros de conexão do dispositivo.



De volta ao MQTT Explorer, cole as credencias e parâmetros do dispositivo, conforme prints abaixo:



Clique no botão "ADVANCED" para preencher também as configurações do "Topic" e do "Client ID".



Em seguida, clique na opção "BACK" para voltar a tela anterior. Salve a configuração e clique no botão "CONNECT" para abrir uma nova conexão. Caso esteja tudo certo com os parâmetros de conexão, você verá o MQTT Explorer da seguinte forma:



Em seguida, iremos publicar algumas informações no tópico. Na opção "Publish", cole o tópico criado para o dispositivo (aquele mesmo tópico copiado anteriormente na aba MQTT da página de detalhes do dispositivo da plataforma IOTA). Defina também um payload de teste no formato "json":

{"Teste": 20}


Clique no botão "PUBLISH" para publicar o payload no tópico.



Volta a tela de detalhes de dispositivos, obsever que na aba "LIVE DATA" as informações foram publicadas no tópico MQTT.



Acompanhe no site do webhook.site, que os mesmo dados da aba "LIVA DATA" também foram enviados para a integração HTTPs cadastrada.




Publique mais algumas mensagens e veja o compartamento. Acompanhe nos prints abaixo mais 10 mensagens sendo publicas pelo MQTT Explorer.



Repare que assim que as mensagens são publicas, você já consegue observá-las na plataforma IOTA. Basta clicar no botão de "refresh" para atualizar os dados.



Veja também na endpoint HTTPs cadastrado, o recebimento quase instantâneo das 10 mensagens publicas.




Conclusão


Com essa integração, agora é possível redirecionar os dados dos seus dispositivos da IOTA para um endpoint HTTPs, facilitano a integração com sistemas e ferramentas externa. Dessa forma, você pode integrar com seu sistema proprietário, ferramentas para análise e processamento de dados na nuvem (AWS , Google, Azure), e um mais um monte de possíbilidades.

120 visualizações0 comentário

©2024 by VIMAC SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA E TELECOM LTDA. CNPJ: 45.029.884/0001-45

bottom of page